AO3 News

Post Header

Published:
2023-02-06 00:52:47 UTC
Original:
Introducing the ability to mute users
Tags:

Como parte dos nossos esforços continuados para te dar mais ferramentas para personalizar a tua experiência no Archive of Our Own – AO3 (O Nosso Próprio Arquivo), estamos a lançar uma nova interface para permitir esconder conteúdo de certas pessoas utilizadoras.

Bloquear e Silenciar: Um Lembrete

Vamos implementar dois conjuntos de funcionalidades para ajudar pessoas utilizadoras a personalizar as suas experiências e adicionar uma camada de proteção contra assédio, sem dificultar a criação e interação com conteúdo no AO3:

  • Bloqueio, que vai impedir certas pessoas utilizadoras de interagir contigo.
  • Silenciamento, que vai excluir conteúdo de certas pessoas utilizadoras da tua experiência pessoal do AO3.

Como aplicar estes conceitos de uma vez só a todas as funcionalidades do AO3, muitas vezes interconectadas, seria um projeto gigantesco, estamos a adotar uma abordagem gradual que te vai permitir bloquear e silenciar pessoas utilizadoras em algumas áreas enquanto continuamos a trabalhar noutras.

Já podes bloquear pessoas utilizadoras específicas de comentar as tuas obras e responder aos teus comentários; agora também conseguirás esconder obras, favoritos e comentários de pessoas utilizadoras.

O que é que faz o silenciamento?

Planeamos expandir esta funcionalidade em atualizações futuras, mas por agora poderás esconder os itens seguintes se silenciadores uma pessoa utilizadora:

  • obras que criaram (ou co-criaram) em resultados de pesquisa e listagens de tags (consegues aceder às obras diretamente, se tiveres o link direto)
  • favoritos que criaram
  • favoritos de outras pessoas utilizadoras das suas obras ou séries
  • comentários que escreveram

Conseguimos isto através da geração automática de código CSS que remove o conteúdo relevante e esconde-o de tecnologias de apoio, como leitores de ecrã. Apesar disto já ser possível através dum estilo de site personalizado, esta nova funcionalidade só precisa de um nome de utilizador e faz o resto.

Como isto continua a ser feito com estilos de site, por favor nota que os números no topo dos resultados de pesquisa ou nos filtros de tag (que são dados pelo nosso motor de pesquisa) podem ser diferentes do número de obras ou favoritos que te são apresentados. Também não substituímos conteúdo de pessoas utilizadoras silenciadas com espaço vazio, texto pré-definido, ou qualquer outra indicação que algo foi escondido.

O painel de uma pessoa utilizadora que tenhas silenciado não irá mostrar conteúdo por baixo dos cabeçalhos Obras recentes, Séries recentes, e Favoritos recentes.

Como silencio pessoas utilizadoras?

Um botão "Mute" (Silenciar) será adicionado aos painéis de utilizador e pseudónimo, e aos perfis de pessoas utilizadoras. Irá transformar-se num botão "Unmute" (Reverter silenciar) depois de ativado, para que possas facilmente reverter a tua escolha.

O botão Silenciar irá juntar-se aos botões Subscribe (Subscrever) e Block (Bloquear) por baixo do nome de utilizador numa página de painel.

Também vamos fornecer uma interface para gerires as pessoas utilizadoras silenciadas: a página Muted Users (Pessoas Utilizadoras Silenciadas). Esta interface permite-te adicionar e remover pessoas utilizadoras da tua lista. Uma pessoa utilizadora silenciada irá permanecer silenciada mesmo que altere o seu nome.

A página Pessoas Utilizadoras Silenciadas descreve o que silenciar faz e permite-te silenciar pessoas utilizadoras adicionais através dum pequeno formulário. Também lista pessoas que tenhas silenciado e dá-te a opção de reverter.

A partir desta página, podes facilmente aceder à tua lista de pessoas utilizadoras bloqueadas, para as gerires separadamente.

Outras opções

Para além das funcionalidades de bloquear e silenciar, há uma enorme variedade de formas existentes para controlares a tua experiência do AO3, incluindo preferências já integradas e ferramentas externas. Também podes usar um estilo do site para silenciar obras, séries ou favoritos específicos.