AO3 News

Post Header

Se tens obras que sejam podfic, vídeos ou outras que tenham média incorporados, as pessoas utilizadoras que atualmente escolhem navegar no Archive of Our Own - AO3 (O Nosso Próprio Arquivo) em HTTPS (p. ex. através de uma extensão de navegador) podem não conseguir aceder à tua obra. Antes de mudarmos o AO3 para HTTPS, vamos fazer algumas alterações às incorporações de áudio e vídeo já existentes para evitar problemas mais gerais, mas também há precauções que podes tomar agora para garantir que toda a gente consegue carregar o teu conteúdo.

O problema

Muitos dos reprodutores de média nas obras do AO3 utilizam hiperligações HTTP para incorporar ficheiros Flash para reproduzir áudio ou vídeo. Por exemplo, este é o código para um reprodutor de áudio que utiliza um URL HTTP como src:

<embed type="application/x-shockwave-flash" flashvars="mp3=MP3_FILE_URL" src="http://archiveofourown.org/system/dewplayer/dewplayer.swf" width="200" height="27" allowscriptaccess="never" allownetworking="internal"> </embed>

Se alguém utilizar HTTPS para aceder a uma obra que tenha código desse tipo, o seu navegador encontrará uma incompatibilidade entre a página onde está (HTTPS! seguro!) e o conteúdo que lhe está a ser pedido que mostre (HTTP! inseguro!). Quando isto acontece, há muitos navegadores que pecam por excesso de segurança: não vão carregar ou mostrar o média incorporado.

A maioria dos navegadores permite que as pessoas utilizadoras passem por cima deste comportamento e visualizem conteúdo inseguro, mas a facilidade de o fazer varia muito consoante o navegador e o processo pode alterar-se de uma versão para outra do mesmo navegador. (Uma pesquisa web por “exibir conteúdo misto” com o nome e versão do teu navegador deverá fornecer-te a informação de que precisas.) Sempre que possível, é mais fácil - e mais seguro - dizer ao navegador para carregar o ficheiro por HTTPS.

O que podes fazer

Para dar uma mãozinha ao navegador, podes simplesmente adicionar aquele pequeno "s" à parte relevante da tua incorporação, o que criará uma ligação segura ao ficheiro em questão. A grande maioria dos reprodutores de multimédia na nossa lista branca já suportam HTTPS. Se apenas tens algumas obras com conteúdo de áudio, vídeo ou mesmo imagem com links para média externos, podes editar as tuas obras, procurar a parte de src e transformar http em https. É só isso!
Isto vai garantir que toda a gente consegue aceder aos teus vídeos, podfic, arte ou outros média, mesmo que naveguem o AO3 no modo HTTP. (Os navegadores não se importam com essa incompatibilidade.)

O que é que nós vamos fazer

Uma vez que não podemos esperar que todas as nossas pessoas utilizadoras editem todas as suas obras de multimédia à mão, vamos garantir que todas as incorporações utilizam os links corretos fazendo nós um enorme localizar-e-substituir. Como apenas permitimos incorporações a partir de alguns sites, conseguimos facilmente encontrar as obras afetadas ao procurar por HTML específico na nossa base de dados. Depois podemos executar alguns comandos simples para atualizar a src do código incorporado de http para https.

Isto não vai mexer com o conteúdo da tua obra de qualquer maneira ou alterar o que quer que seja na tua obra que não esteja delimitado corretamente por um par de aspas muito específico. No final, o teu conteúdo estará disponível para pessoas utilizadoras que naveguem o AO3 em modo seguro, se não o estava antes. \o/

Planeamos fazer isto a 4 de outubro, mesmo antes de mudarmos o AO3 para o modo HTTPS.

De forma a garantir que as obras publicadas a partir de agora não encontrem este problema, atualizámos o nosso código para que as incorporações utilizem links https quando disponíveis e editámos a nossa documentação sobre incorporação de reprodutores de áudio.

Este artigo de notícias foi traduzido pela equipa voluntária de tradução da OTW. Para saberes mais sobre o nosso trabalho, visita a página de Tradução em transformativeworks.org.